-->

Notícias – Outubro/2012

Cidades saudáveis e sustentáveis

A APSP participou no último dia 17/10 do seminário “Cidades Saudáveis e Sustentáveis: conceitos e desafios”, atividade promovida pelo Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, na Câmara Municipal de São Paulo (ver notícia nesse boletim).
Em meio à discussão conceitual e à oferta de estratégias para enfrentamento dos desafios postos por agenda de tamanha complexidade e, ao mesmo tempo, urgente, colocamos duas questões para o debate: a necessidade de radicalizar mecanismos descentralizados e participativos na construção de políticas promotoras de saúde nas cidades, sobretudo nas metrópoles; e o desafio de refazer em nosso imaginário elitista a imagem bucólica, quase idílica, dos lugares saudáveis e sustentáveis!
A primeira questão poderia começar a ser superada por práticas sociais e de governo que possibilitem, por exemplo, ao discutir sobre mobilidade urbana, também mover cotidianamente mecanismos que garantam o controle pelo cidadão de que a calçada do quarteirão onde vive seja feita e refeita em respeito ao pedestre, aos carrinhos de bebê e de feira! Ou então que, ao participar da formulação de políticas de aumento de áreas verdes na cidade, garanta-se sob controle de cada cidadão, o plantio e a poda de árvores da rua defronte de sua casa. Ou seja, que o processo participativo seja construtor de macropolíticas estruturantes da qualidade de vida nas cidades e, ao mesmo tempo, de satisfação de necessidades cotidianas na vida de cada um e de
todos.
O outro desafio posto pela APSP nesse debate é o de construir em cada bairro, de modo cooperativo e generoso entre as pessoas que os tornam vivos e reais – e segundo a estética local – espaços saudáveis e sustentáveis. Tudo no sentido de serem ambos, espaço e sujeitos, produtores de saúde a partir das transformações e mudanças na produção de qualidade de vida, operadas ali e de forma autônoma e não advindas da implantação de modelagens “importadas”. Projetos de requalificação e uso do espaço urbano público e mesmo privado (vide condomínios de luxo!),costumam aguçar o desejo coletivo e individual da cidade bela e bucólica, mas quase invariavelmente excludentes dos sujeitos “de origem local” e alienantes do processo de convivência urbana em diversidade, promotor de bem estar e qualidade de vida para todos. Processos produtores de saúde, enfim!

Diretoria e Conselho Deliberativo da APSP

 

APSP 40 ANOS

Sessão solene na Alesp

No dia 15 de dezembro, a APSP completa 40 anos. No dia 3 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizará, às 10 horas, sessão solene em  homenagem aos 40 anos da APSP, iniciativa do deputado Adriano Diogo. Na sessão solene, serão prestadas homenagens à APSP e ocorrerá o lançamento do selo dos correios, também comemorativo dos 40 anos. Convidamos a todos para participarem do evento.  Compareçam!

Jantar

Também em comemoração aos 40 anos, a APSP realizará em dezembro um
jantar festivo. Em breve, mais informações.

Eventos

Ao longo de 2012, diversos eventos festivos marcaram os 40 anos da Associação. A APSP promoveu debate no Dia Mundial da Saúde e um debate sobre o Impacto do Ato Médico na Saúde Pública. Em parceria com a FSP/USP, o IP/USP e a EE/USP realizou o Ciclo de Aulas Abertas na USP. Em setembro, em realização conjunta com a FSP/USP, a APSP realizou um debate com os candidatos a prefeito na cidade de São Paulo.

Site e documentário

O site da APSP foi totalmente reformulado e está mais interativo. Um documentário contando a história da APSP nesses 40 anos está em fase de produção.

2013

Em 2013, a APSP promoverá cursos de temas variados. Inicialmente, os cursos aconteceriam ainda em 2012, mas se realizarão no primeiro semestre de 2013. O destaque de 2013 é o 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, que será realizado em São Paulo, de 01 a 04 de setembro.

Mais informações em: www.apsp.org.br

Financiamento

Brasil é o que menos investe entre países com modelo universal. De acordo com levantamento, o fortalecimento e a eficácia do Sistema Único de Saúde (SUS),
com impacto direto na redução das desigualdades na assistência e na melhora dos indicadores sanitários e de qualidade de vida, estão ameaçados pelo baixo financiamento público. Veja aqui na matéria da Saúde Business.

Cidades saudáveis

A APSP participou do seminário“Cidades Saudáveis e Sustentáveis: conceitos e desafios”, realizado pelo Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, no
dia 17 de outubro. O seminário analisou e debateu conceitos de cidades saudáveis e sustentáveis e os desafios para a cidade de São Paulo.
Veja aqui.

Eleições 2012

No site da APSP, as perguntas feitas pela platéia durante o debate realizado pela APSP e pela FSP/USP com os candidatos a prefeito da cidade de São Paulo, em 11 de setembro.
O PRB enviou ofício à APSP sobre o não comparecimento de Celso Russomanno ao debate. O candidato também não enviou representantes.

Abrascão 2012

A programação do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontece em Porto Alegre, entre os dias 14 e 18 de novembro, já está no site. O tema do 10º Congresso
Brasileiro de Saúde Coletiva é Saúde é Desenvolvimento: Ciência para Cidadania.
Os vídeos dos seminários preparatórios estão na TV Abrasco

Condolências

A APSP presta condolências ao sanitarista Gilson Carvalho e família devido ao falecimento de sua esposa, Maria Emília. A APSP também manifesta pesar pelo falecimento de Hebe de Mello Faria, mãe da professora Márcia Faria Westphal, fundadora da APSP.

Associe-se à APSP

A sustentabilidade da APSP depende do apoio de todos nós. Associe-se à APSP. Acesse o site www.apsp.org.br. É fundamental o seu apoio para que possamos manter a nossa
entidade viva e atuante!