-->

Notícias – Dezembro/2012

A quarentona APSP

Ao finalizar este ano em que comemoramos 40 anos, queremos falar de nossas conquistas e avanços! Conseguimos juntos manter na agenda o debate sanitário paulista. Ampliamos e demos continuidade ao tema do direito à saúde que se colocou no 12º Congresso Paulista de Saúde Pública, em 2011.

Modernizamos nossa sede e nosso site, avançando com mecanismos de comunicação ágeis e modernos, conversando com cada vez mais gente. Foi um ano bastante agitado e a maior parte das atividades esteve concentrada em espaços que permitiram repensar os 40 anos da Associação e seus compromissos e responsabilidades daqui para frente, em nome do coletivo que representa. Iniciamos em março com uma assembléia geral com a revisão do estatuto no sentido de incluir a adesão de alunos de graduação à associação, além da ampliação do cargo de secretaria, o que ajudou a organizar melhor nosso dia a dia. Aprovamos ainda a ampliação do mandato da atual diretoria para que as eleições na APSP coincidam com o período do congresso e simplificamos a organização dos núcleos do interior a fim de fortalecê-los.

Iniciamos as comemorações dos 40 anos com um encontro com os ex-diretores e conselheiros e culminando agora em dezembro na sessão solene na Assembléia Legislativa, com o lançamento do selo comemorativo dos Correios e nosso jantar festivo. Foi uma noite de confraternização e alegria, unindo novos e velhos sonhadores e desbravadores na saúde pública. Foi muito bom ver muitos de vocês por lá e foi melhor ainda receber palavras de estímulo e incentivo de todos. Este ano tivemos a grata satisfação de ser a entidade homenageada no ABRASCÃO 2012, em Porto Alegre, por nossa atuação no espaço político em defesa do SUS e da construção do debate das políticas públicas em São Paulo.

Ao longo deste ano, tivemos várias atividades que permitiram a reflexão e o aprofundamento do debate político, considerando inclusive as questões colocadas pelo ano eleitoral. A APSP manifestou-se publicamente em apoio a diversos companheiros históricos que foram alvos de injustiças e, em todos os momentos possíveis, pelo nosso eterno companheiro Paulo Elias. Participamos ativamente do Conselho Estadual de Saúde, inclusive do movimento de revisão regimental e no seu fortalecimento como espaço de luta pela saúde pública no Estado de São Paulo.

 A Revista Saúde e Sociedade continuou avançando e promoveu o debate sobre temas emergentes em ciências sociais e saúde pública/coletiva. Participamos de um ciclo de aulas abertas da USP com o tema SUS em Debate, em parceria com o Instituto de Psicologia, a Escola de Enfermagem e a Faculdade de Saúde Pública. Também em parceria com a FSP e outros parceiros, promovemos vários debates: sobre Sustentabilidade da Atenção Universal: as problemáticas do envelhecimento e do financiamento do SUS no Dia Mundial da Saúde; sobre o impacto do ato médico na saúde pública; e o debate com os candidatos a prefeito da cidade de São Paulo. Seguido de outro sobre o Lugar e Papel das Organizações Sociais de Saúde no SUS na Cidade de São Paulo, tema da maior importância para as escolhas públicas no SUS.

Entendemos como importante papel da APSP manter os espaços de debates sobre o público e o privado ao longo de 2013, culminando no 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, de 1 a 4 de setembro, na cidade de São Paulo.

Continue conosco! A APSP precisa dessa energia que vem de cada um de nós, pra discordar, pra concordar, pra avançar, pra continuar debatendo… Um excelente natal e final de ano para todos e suas famílias. Muita saúde e energia em 2013.

Diretoria e Conselho Deliberativo da APSP


 

Muita festa para os 40 anos da APSP

Sessão solene na Alesp

Dia 3 de dezembro foi dia de festa para a APSP. Pela manhã, aconteceu sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em homenagem aos 40 anos. A iniciativa do deputado Adriano Diogo contou com o lançamento do selo dos correios comemorativo aos 40 anos da APSP.

Durante o evento, o ex-presidente da APSP Álvaro Escrivão Júnior fez uma homenagem póstuma ao sanitarista Paulo Elias, ex-diretor da APSP e um dos fundadores da Revista Saúde e Sociedade. Várias pessoas que fizeram parte da história da APSP e entidades parceiras também foram homenageadas.

Jantar festivo

À noite, foi realizado jantar festivo dos 40 anos da APSP. Durante o jantar, a placa comemorativa foi apresentada, descerrada por Marília Louvison, vice-presidente da APSP e por Ana Estela Haddad, militante da saúde pública e mulher de Fernando Haddad, prefeito eleito de São Paulo.

Paulo Capucci, presidente da APSP, mostrou o documentário realizado para os 40 anos da APSP. O documentário contém depoimentos que contam a história da Associação Paulista de Saúde Pública. Veja o documentário aqui.

Abrascão 2012

A TV Abrasco gravou diversos vídeos durante o Abrascão 2012. O presidente da APSP, Paulo Capucci, falou sobre os 40 anos da APSP e sobre a Lei de Acesso à Informação e os desafios para o sistema de Saúde. Veja aqui.