-->

Notícias – Novembro e Dezembro/2013

Editorial

Festa e Compromisso

‘O sapo não pula por boniteza, mas por precisão’
João Guimarães Rosa

Pois é pessoal, chegamos ao fim de mais um mandato na direção da APSP! Fim de um, começo de outro! No próximo dia 12 de dezembro vai ter festa, mais que merecida por todos que vêm construindo a Associação nesses últimos 41 anos!

Fizemos muito – e bonito! – pela nossa agenda na saúde pública paulista nesse tempo todo, através de militância apoiada no mais amplo debate em defesa da saúde como direito cidadão.

Mas há muito, muito mais a fazer! Pois vivemos uma crise no setor saúde sem precedentes históricos em nosso país. Sim, já passamos por momentos difíceis, seja pelo agravo à saúde das pessoas expostas à riscos e vulnerabilidades, seja pela negação à autonomia de construir políticas públicas garantidoras do acesso igualitário e indistinto à saúde de todos e de cada um.

No entanto, contabilizados os avanços e retrocessos, chegamos a um impasse nacional forjado no cadinho do financiamento público titubeante do SUS, onde se misturam interesses corporativos de toda ordem, sejam os de segmentos de trabalhadores, sejam os de governos descomprometidos com os fundamentos republicanos do direito à saúde, tratada ainda – e a cada dia mais – como um negócio entre particulares. Parece, hoje, que está perdido o imperativo ético e político do direito à saúde sob responsabilidade do estado e a cargo de cada e todos os governos, construído a duras penas, sobretudo, pelos movimentos populares dos anos 1980 apoiados por nós sanitaristas. Assim nos parece quando se filiam, famílias e organizações de todos os segmentos, a ideias e projetos de oferta de assistência e promoção à saúde mediados pela capacidade de consumo de produtos e serviços, desde ‘spas’ a medicamentos de alto custo, desde cuidados de suporte domiciliar à internação sob risco de morte, entre tantos mais.

A saúde não é, em um mundo contemporâneo e justo, um negócio entre particulares! É coisa da esfera pública, da responsabilidade do Estado moderno, da competência de governos inovadores, sobretudo em suas instâncias legislativas, radicalmente comprometidos com o direito de todos e de cada um à vida com saúde, como lhes cabem e decidem viver!

Pois então pessoal, vamos à festa da APSP! Mas vamos comprometidos mais que nunca com nossas lutas, ainda que mais por precisão do que por boniteza, como o sapo de Guimarães Rosa!

Diretoria e Conselho Deliberativo 2010-2013 2014-2015


Agenda

Posse da nova diretoria da APSP

A posse da nova diretoria da APSP, eleita durante o 13ª Congresso Paulista de Saúde Pública, toma posse no dia 12 de dezembro. Estão todos convidados para a cerimônia de posse, seguida de um coquetel, que acontece na sede da Associação (Rua Cardeal Arcoverde, 1749 cj 78B, Pinheiros, São Paulo – SP). C
Clique aqui e veja a composição da nova diretoria e do conselho deliberativo da APSP.
Contamos com a sua presença!

Fórum de Formação em Saúde Pública/Saúde Coletiva da APSP

A próxima reunião do Fórum de Formação em Saúde Pública/Saúde Coletiva acontece no dia 6 de dezembro, sexta-feira, às 19 horas, na sede da APSP.
Participe!

Programa de Verão na FSP/USP

As inscrições para o Programa de Verão da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo podem ser feitas até o dia 13 de dezembro. Em 2014, o Programa será realizado entre os dias 3 e 14 de fevereiro e serão oferecidos 26 cursos.
Informações aqui e pelo e-mail cveraoinsc@fsp.usp.br

Educação, Comunicação e Informação

No dia 5 de dezembro acontece no auditório João Yunes da FSP/USP o “Encontro de Educação, Comunicação e Informação – Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem”. O evento é organizado pela Coordenação do Curso de Especialização em Saúde Pública da USP (Lato-sensu, semipresencial), às 14 horas. Haverá transmissão online através do canal IPTV/USP.
Mais informações: cesp@usp.br


Notícias

Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17 de novembro, o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Promovido pela Abrasco, o evento teve como eixo central Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva.
Marília Louvison, presidente eleita da APSP, e Marco Akerman, membro do Conselho Deliberativo da entidade participam da solenidade de abertura do Congresso.
Mais informações: http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/
Veja os vídeos do evento na TV Abrasco: www.youtube.com/tvabrasco

Comissão da Verdade

Durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, no Rio de Janeiro, aconteceu oficina da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária Cebes/Abrasco (CVRS), que contou com a participação de Carlos Botazzo e José Ruben de Alcântara Bonfim, membros da Comissão da Verdade na Saúde da APSP.
Visite a página da CVRS.
As reuniões da Comissão da Verdade na Saúde têm acontecido periodicamente na sede da APSP. Já foram delineados vários eixos de investigação para sua atuação em curto e médio prazo. Hoje, a Comissão da Verdade da APSP reúne um grupo expressivo de profissionais da saúde de várias áreas e entidades, ativistas e militantes dos direitos humanos, e pensa orientar seu trabalho para a investigação de casos ocorridos durante a ditadura civil-militar envolvendo o complexo da saúde em São Paulo. Participe!

Médicos sanitaristas

Após algumas reuniões, foi constituída a Comissão dos Médicos Sanitaristas da APSP, que repudia o desrespeito e as injustiças sofridas em função da Lei da nova carreira do médico da SES/SP (LC 1193/2013), que se apresenta como um projeto “menos médicos” quando reduz os valores de incentivos recebidos por médicos que atuam nas periferias, não incorpora o prêmio de produtividade de imediato para aposentadoria e utiliza critérios da carreira acadêmica na valorização dos profissionais.

A nova legislação desconsiderou ainda a história e a importância desses profissionais na construção da saúde pública paulista, que foram enquadrados na carreira inicial de médico, mudando as regras do jogo no meio do caminho, com importante impacto nas aposentadorias desses profissionais.

Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde de São Paulo

A APSP participa da mobilização para a criação do Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde de São Paulo. A formação do Comitê é fundamental para dialogar com o Ministério da Saúde e com as comunidades para viabilizar e acompanhar a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, com a proposição de ações efetivas, condizentes com as necessidades da população.
Publicada resolução CIT que estabelece estratégias e ações que orientam o Plano Operativo para implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS. (PNEP-SUS).

Plenária de Conselhos de Saúde

A Coordenação da Plenária de Conselhos de Saúde do Estado de São Paulo realiza a plenária no dia 9 de dezembro, às 9h, no auditório da Unip Vergueira (Rua Apeninos, 267, Aclimação, São Paulo – SP, metrô Vergueiro). No dia 10 haverá uma plenária congregando os Conselhos da região sudeste.
Mais informações aqui.

Relatório Anual de Gestão da SES/SP

Durante a 221ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho Estadual de Saúde foi aprovado, com ressalvas, o Parecer Conclusivo do Relatório Anual de Gestão 2012 da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Veja aqui.

Núcleos Regionais da APSP

O Núcleo Regional da APSP de São Carlos promove a conferência “Henry Ernest Sigerist: O legado de um pioneiro”, proferida por Everardo Duarte Nunes, professor emérito da Unicamp. Sigerist foi um dos médicos pioneiros da chamada Medicina Social. O 14º Congresso Paulista de Saúde Pública, que acontece em 2015, será em São Carlos.

Marco Civil na Internet

Durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, foi aprovada moção sobre Saúde
Coletiva e Marco Civil na internet.
Veja a moção aqui.

Alimentação e Nutrição

Veja aqui o manifesto de criação da Frente pela Regulação da Relação Público-Privado em Alimentação e Nutrição.

III Simpósio Política e Saúde

O Cebes promoveu, em novembro, o III Simpósio Política e Saúde, no Rio de Janeiro. Foram analisados contextos e conjuntura política e as perspectivas para a democracia, os direitos sociais e a saúde. A APSP participou do evento, representada por Marília Louvison. O Cebes elegeu nova diretoria, com Ana Maria Costa sendo reeleita como presidente da entidade, que tem também José Ruben de Alcântara Bonfim, da APSP, em sua diretoria, reforçando ainda mais a parceria APSP/Cebes.

Comitê contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica

A APSP apoia a Nota pública sobre perseguições e ameaças contra militantes do Comitê contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica de São Paulo.
Saiba mais aqui.

Saúde Ambiental

A APSP participa do 12º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde. O evento acontece no dia 3 de dezembro no Auditório João Yunes da FSP/USP. O evento tem como objetivo discutir como as questões sanitárias e ambientais se firmam como discurso e são percebidas na sua condição de risco pelos vários segmentos da sociedade.
Mais informações no site do evento.

Ainda não é sócio da APSP?

A sustentabilidade da APSP depende do apoio de todos nós.
Entre no site da APSP e preencha seus dados.