13º Congresso Paulista de Saúde Pública: Rede de Saúde Mental e Economia Solidária

A Rede de Saúde Mental e Economia Solidária estará no 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, que acontece entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

www.congressoapsp.com.br

Rede de Saúde Mental e Economia Solidária é um espaço de articulação de experiências de inclusão no trabalho. Essas experiências são constituídas por trabalhadores que são usuários da Rede de Saúde Mental do Estado de São Paulo. A Rede desenvolve atividades de comercialização, formação, troca de conhecimentos e tecnologias sociais. É um processo de enunciação coletiva de fortalecimento das iniciativas de Inclusão Social pelo Trabalho e do Cooperativismo Social.

Informações aqui.

Devido à atuação do movimento pela Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial nas últimas décadas houve uma grande mudança de paradigma em relação à assistência em Saúde Mental no Brasil. Estamos passando progressivamente de um modelo manicomial/hospitalocêntrico centrado na exclusão social do “doente mental” para um modelo de tratamento aberto territorial-comunitário, onde os Centros de Atenção Psicossocial são a base ordenadora de uma rede de serviços regionalizados e que atendem sua população preferencialmente em seus próprios bairros. Na medida em que se substitui o modelo asilar, o resgate dessas pessoas enquanto cidadãos vai se tornando uma necessidade. Para que ocorra um processo de inclusão social e promoção da real cidadania necessitamos de projetos que possam tecer uma rede que dê sustentação ao que hoje temos de investimentos no campo da saúde mental, no que se refere à melhoria das condições de tratamento, de moradia e trabalho. A reforma psiquiátrica ainda tem que enfrentar de maneira objetiva as dificuldades que estão no caminho da reintegração dos usuários destes serviços (Marilia Capponi, Sebastião Oliveira Neto, Leonardo Pinho, Solange Dias de Oliveira e Elizabeth).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *