Abertura do 15º Congresso Paulista de Saúde Pública – Regional Botucatu e 2ª Mostra da Atenção Básica de Botucatu

Saúde é Política!

“Discutir um grande tema: Saúde é Política! Tema mais do que apropriado aos tempos atuais! O sentido mais genuíno do que é política precisa ser resgatado!

Temos aqui a ambição de abrir um espaço de discussão que permita o resgate do nosso sentimento como sujeitos sociais que fazem política e que assim fazem história. A história tecida no cotidiano do trabalho e das relaçoes pessoais, mas também pela nossa capacidade de intervenção nos espaços sociais em que vivemos.

Não cabe aqui evidentemente discutirmos a política partidária e os descaminhos tomados no Brasil, mas precisamos nos reapropriar das políticas que regem nossas vidas, que definem direitos e normas de convívio social e que estão presentes no dia a dia do trabalho, nas escolas e nos valores que reproduzimos em nossas escolhas e atitudes como profissionais e como cidadãos.

Saúde é Política! Na forma como atendemos nossos usuários nos serviços de saúde, na forma como nos relacionamos com os outros profissionais no trabalho, no conteúdo que passamos para nossos alunos, mas também no modo como nos colocamos enquato cidadãos em nossa comunidade, seja ela uma escola, uma igreja, um clube ou um serviço de saúde.

Os princípios éticos e políticos do Sistema Único de Saúde (SUS) – a universalidade, a integralidade, a equidade – vem sendo não só ameaçados, mas podem ser destruídos por políticas que ampliam o desfinanciamento, desmontam estruturas e experiências bem sucedidas, e promovem valores que ampliam a exclusão e a iniquidade.

Mas o que fazer?

Esperamos que esse evento propicie espaços para um debate franco, aberto sobre nossas experiências como cidadãos, como usuários e profissionais do SUS, como acadêmicos. Esperamos que possa representar o início de um debate loco regional que nos dê alento para continuar lutando por uma sociedade mais inclusiva, com direitos sociais garantidos, onde a saúde seja sinônimo de cuidado integral, universal e equânime!

Convido a todos e todas, a participarem ativamente dos espaços promovidos pelo Congresso e a dar continuidade a essas discussões, fortalecendo o núcleo regional da APSP como espaço de promoção de debates e aprofundamento de discussões como as que tiveram início nessa tarde e que terão continuidade durante todo o dia de amanhã.”

Para assistir a este discurso da Profa Dra Elen Castanheira na abertura do evento e dos demais integrantes da mesa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=D6naiWlKiZk&t=12s