APSP e Cosems/SP promovem oficina de regionalização

Fonte: Cosems/SP

Oficina de Regionalização! Parceria entre COSEMS/SP E Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), com a presença de gestores municipais e estaduais de saúde. O objetivo do evento é captar a singularidade de cada região tendo em mente o processo de regionalização.

“No estado de São Paulo temos mais de 400 Municípios com menos de 50 mil habitantes e que dependem de serviços de referência, de uma região estruturada”, Claudia Meirelles, diretora de comunicação do COSEMS/SP e SMS Salto.

“Hoje, os Municípios estão estrangulados, a demanda cresce a cada dia, sendo necessária uma organização das Redes de forma solidária”, Maria Dalva Amin dos Santos, representante do Ministério da Saúde.

“A regionalização do Estado já caminha há 40 anos. Avançou ainda mais com o Pacto pela Saúde, em 2006, e o movimento realizado entre COSEMS/SP e SES/SP, no desenvolvimento deste processo. É o momento de reflexão do que já foi construído e de consolidar as Redes Temáticas para fortalecer os territórios”, Affonso Viviani, Coordenador da CRS/ SES/SP.

“A região é onde está o território, as pessoas, a rede viva da saúde. Agradeço o COSEMS/SP por poder construir conosco este processo de educação permanente e na produção de conhecimento da gestão”, Marília Cristina Prado Louvison, presidente da APSP.