Notícias – Outubro/2013

Editorial

No mês passado realizamos o 13º Congresso Paulista de Saúde Pública com o tema: “O público na saúde pública: a produção do bem comum” que permitiu, além de excelentes momentos de encontros e convívios, reflexões de grande densidade que nos ajudam a compreender melhor o momento atual e nos fortalecem para a nossa prática cotidiana, nos serviços, na academia, na militância da saúde pública. Essa é a APSP! Parabéns a todos que estiveram e fizeram esse congresso. A reunião de avaliação do congresso reuniu um grande coletivo de pessoas envolvidas de alguma forma na sua organização, comissões científicas e organizadoras, diretoria e conselho, chapa atual e eleita, e brindamos o sucesso, com unanimidade. Fica o desafio para o próximo, que será em 2015, em São Carlos.

A eleição durante o congresso foi uma novidade dos últimos tempos e contribuiu para a mobilização necessária em torno do quanto queremos e precisamos de uma associação viva! Esse foi o compromisso da chapa eleita: Viva a APSP Viva! Agradecemos a todos que se associaram ou atualizaram o pagamento de sua anuidade e votaram. Como todos sabem, a APSP é uma entidade que depende exclusivamente das anuidades de seus associados. Nos últimos dois anos, com a informatização do banco de sócios e o pagamento pelo site, muitos associados acabaram não atualizando seu cadastro. É fundamental que o façam e que todos se empenhem em uma permanente campanha de ampliação de sócios, capilarizando cada vez mais nossa atuação nesse cenário da saúde pública, de trabalhadores, pesquisadores, gestores, professores e alunos, hoje em espaços tão diversificados.

O congresso deixou muitas saudades e muitos desafios, mas também muitas parcerias. A aproximação com os movimentos sociais, educação popular e controle social aconteceu na construção de coletivos que respeitam a diversidade e ampliam nossa escuta e nossos caminhos na defesa da saúde pública. Participamos das discussões da formação do Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde, atuamos nas representações e atividades do Conselho Estadual de Saúde e devemos dar continuidade às atividades do Fórum de Mobilização Social.

Neste mês tivemos a mudança do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo que assume também a presidência do Conselho Estadual de Saúde e os desafios se ampliam e se renovam. Há muito que debater na saúde pública paulista. Também neste mês saiu publicado em Diário Oficial a formalização da cooperação técnica entre a APSP e o Instituto de Saúde, em apoio às atividades da associação e congressos paulistas, como já vem acontecendo. E o time do Instituto foi um importante reforço na nossa recém-instalada Comissão da Verdade que tem se reunido com frequência e já delineou vários eixos de investigação para sua atuação em curto e médio prazo. Tem reunido um grupo expressivo de profissionais da saúde de várias áreas e entidades, ativistas e militantes dos direitos humanos, e pensa orientar seu trabalho para a investigação de casos ocorridos durante a ditadura civil-militar envolvendo o complexo da saúde em São Paulo. Além disso, o fórum paulista de formação em saúde pública está retomando suas atividades e divulgando o relato da oficina realizada no pré-congresso. Estão todos convidados para todas as nossas atividades.

O Movimento da Reforma Sanitária ganhou força e assinamos o documento conjunto de várias entidades em defesa do SUS que foi produzido no Congresso de Política, planejamento e gestão da ABRASCO em Belo Horizonte, que reproduzimos abaixo. Divulguem, compartilhem! Contamos com todos nessa mobilização e na produção de espaços que nos permitam avançar nesse debate. A posse da nova diretoria que assume a gestão 2014-2015 da APSP está programada para o dia 12 de dezembro às 19 horas na sede da APSP. Reserve sua agenda.

Diretoria e Conselho Deliberativo da APSP

 

Agenda

VI Simbravisa

VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária
De 26 a 30 de outubro, em Porto Alegre.
Mais informações aqui.

Lançamento de livro: Diálogos sobre a boca

Livro Diálogos sobre a boca, de Carlos Botazzo.
Dia 29 de outubro, às 18h30, no bar Canto Madalena.
Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo – SP.

 

Notícias

Termo de Cooperação Técnica

A APSP e o Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde da SES/SP assinaram Termo de Cooperação
Técnica com o objetivo de atuar em conjunto visando à produção de espaços de debate e reflexão crítica das políticas públicas de saúde e o SUS.

Programa de Verão da FSP/USP: inscrições abertas

O Programa de Verão 2014 da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo acontece entre os dias 3 e 14 de fevereiro. Serão oferecidos 26 cursos. Veja quais cursos e como podem ser feitas as inscrições aqui.

Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

Belo Horizonte sediou entre os dias 1 e 3 de outubro o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, promovido pela Abrasco.
Mais informações sobre o que aconteceu por lá no site da Abrasco e no canal da TV Abrasco no Youtube.

Agenda Política e Estratégica para a Saúde

Durante o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, a APSP assinou o documento Universalidade, Igualdade e Integralidade da Saúde: Um projeto possível. O documento também foi assinado por Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres),
Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa), Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) e Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa). Veja a íntegra do documento no site da APSP.

Cepam, Fundap e Seade: audiência pública contra a fusão

Sob alegação de economia de recursos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, determinou a fusão de três importantes fundações paulistas, Seade, Fundap e Cepam. Ao longo das últimas décadas, essas instituições contribuíram para a melhoria da gestão, o aprimoramento das políticas públicas paulistas e o aperfeiçoamento do estado democrático.
Em audiência pública realizada no dia 10 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o plenário lotado por funcionários das fundações rechaçou a fusão. Nenhum dos convidados para representar o governo compareceu ao ato, proposto pelos deputados Carlos Neder e Adriano Diogo.
Após a audiência pública, o grupo contra a fusão pretende manter a mobilização e deverá pedir audiência com o governador para tratar do assunto.
Saiba mais aqui.
Assine a petição pública contra a fusão.

Conselho Estadual de Saúde de São Paulo

David Everson Uip, novo Secretário de Estado da Saúde de São Paulo assumiu também a presidência do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES/SP). Veja aqui o Boletim do CES/SP Nº 3.

13º Congresso Paulista de Saúde Pública

Números
1140 congressistas inscritos
713 Trabalhos aprovados.
4 cursos, 4 oficinas, 9 fóruns, 17 mesas de debates, 7 conferências.

Anais

No site da APSP estão os anais do 13º Congresso Paulista de Saúde Pública.

TV APSP

Veja na TV APSP todos os vídeos produzidos durante o Congresso. A TV APSP é o canal da APSP no Youtube.