Cinema: Sessão Averroes tem debate com Marília Louvison

averroes agosto

A SESSÃO AVERROES é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com a OBORÉ e o Hospital Premier. Batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, as sessões acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00, e destinam-se a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.

Na sessão de AGOSTO, a atração é o longa sul coreano POESIA, deLee Chang-dong. A exibição é seguida de Mesa de Reflexão com a presença da cartunista Laerte, da médica sanitarista Marília Louvison e da cineasta Olga Futemma. A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO

26.08 |  QUARTA | SALA CINEMATECA BNDES

17h30  VISITA MONITORADA PELAS INSTALAÇÕES DA CINEMATECA

18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS

19h00 POESIA (SHI)

21h30 MESA DE REFLEXÃO

 

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

POESIA (SHI). Direção: Lee Chang-dong | Coreia do Sul, 2010, cor,  2h19min | exibição em DVD. Com Yoon Jung-hee, Kim Hira, Ahn Naesang e David Lee.

 Avó e neto moram juntos em uma cidade próxima ao rio Han. Ela, aposentada, adora vestir-se de forma excêntrica, é questionadora e inquieta. Ele, adolescente, é rebelde e está sempre envolvido em encrencas. O grande desejo da avó é aprender a fazer poesia, o que a leva a se matricular em um curso especializado. Com o passar do tempo, sua observação do cotidiano se altera – o que a inspira na criação de seus primeiros versos. Esta nova sensibilidade colore a sua vida e lhe dá forças para enfrentar os problemas de comportamento desviante do neto. Com roteiro premiado no Festival de Cannes 2010, este drama sul-coreano retrata os dissabores da solidão e do envelhecimento.

 

Mesa de Reflexão  | Convidados

Marília Louvison – Médica sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). Atuou em várias instâncias de atenção e gestão e cargos diretivos na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, nas áreas de regulação, auditoria, saúde do idoso, gestão hospitalar, gestão regional e em ensino e pesquisa no Instituto de Saúde, de 1988 a 2013.

 

Laerte Coutinho   cartunista e chargista, integrou a equipe que fundou a OBORÉ, na década de 1970. Colaboradora do jornal Folha de São Paulo, autora da série Piratas do Tietê e de livros como Laertevisão: Coisas que não esqueci”. Trabalhou na produção de textos para a TV Pirata e TV Colosso, da TV Globo, e atualmente apresenta o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil.

Olga Futemma  –  cineasta e pesquisadora, é a atual diretora da Cinemateca Brasileira. [mediação]

 

Sessão AVERROES de Cinema e Reflexão 26 de Agosto, Quarta, 19h Sala BNDES

Largo Senador Raul Cardoso, 207  próximo ao Metrô Vila Mariana

Informações:  (11) 3512-6111 (r.215)

www.grupomaissaude.com.br www.obore.com www.cinemateca.gov.br

 

Anuidade 2018

Prezadxs Associadxs,

Realize aqui o pagamento da anuidade APSP-2018, bastando clicar no link abaixo conforme o seu tipo de inscrição.
No site do Pagseguro você poderá optar pelo pagamento em cartão de crédito/débito ou boleto bancário

Sócio estudantes de Graduação – R$ 75,00 (Setenta e Cinco Reais)
https://pag.ae/bkyLMJf

Sócio efetivo (Trabalhadores e Pós-graduação) – R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais)
https://pag.ae/blyLMT6

O pagamento poderá ser feito via depósito bancário na conta da Associação Paulista de Saúde Pública:

Banco do Brasil, agência 6806-3, conta corrente 3108-9. CNPJ 51.717.445/0001-28.

Favor enviar o comprovante do depósito para financeiro@apsp.org.br

Demais Duvidas:
https://apsp.org.br/associe-se
https://apsp.org.br/anuidade2018
https://apsp.org.br/contato