Congresso de Secretários Municipais de Saúde: APSP lança livro com o Cosems/SP

O XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado pelo Cosems/SP entre os dias 18 e 20 de março em Campos do Jordão (SP), reuniu cerca de 1400 pessoas, com a presença de 256 secretários. No evento, a APSP lançou em parceria com o Cosems/SP o livro “Regionalização é o caminho”. A publicação traz reflexões, diálogos e narrativas sobre as regiões de saúde no estado de São Paulo.

O Congresso contou ainda com o V Prêmio David Capistrano e XII Mostra de Experiências Exitosas, com 581 trabalhos inscritos. Além dos tradicionais cursos e oficinas, o evento realizou inédita oficina de prefeitos, com debate coordenado por Fernando Monti, presidente do Cosems/SP e tendo Áquilas Mendes, conselheiro da APSP, como um dos debatedores.

Durante a abertura, Monti destacou a atualidade do tema do Congresso. “Nada melhor que o tema do Congresso, SUS, política de Estado: acesso com qualidade, para discutirmos o que a União e o estado pretendem nos próximos anos de seus respectivos governos. A reforma política, desejada por todos, não pode apenas se restringir ao partidarismo ou processo eleitoral, deve abranger a saúde pública do Brasil em todos os seus aspectos”, disse.

Durante o Congresso, que contou com a presença do ministro da saúde Arthur Chioro, aconteceu a Assembleia do Geral do Cosems/SP, a eleição da nova diretoria e a escolha da cidade de São Paulo como sede da trigésima edição do evento. O evento também prestou homenagem ao sanitarista Gilson Carvalho, morto no ano passado.

Marília Louvison, presidente da APSP, e Marco Akerman, do Conselho Deliberativo da APSP, lançaram durante o evento o cartaz do 14º Congresso Paulista de Saúde Pública, que acontece entre os dias 26 e 30 de setembro de 2015, em São Carlos.