Eleições 2012: debate Saúde Pública em São Paulo

A Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) realizaram no dia 11 de setembro o debate “Saúde Pública em São Paulo”, com candidatos a prefeito da capital paulista.

O evento, realizado no auditório João Yunes da FSP/USP reuniu mais de 250 presentes. Participaram do debate os candidatos Soninha Francine, Carlos Giannazi, Eymael, Miguel, Ana Luiza e Anaí Caproni. Mariane Pinotti, candidata a vice-prefeita de Gabriel Chalita, Gilberto Natalini, representante de José Serra e Paulo Puccini, representante de Fernando Haddad também debateram a saúde públicaem São Paulo. Odebate foi mediado por Paulo Capucci, presidente da APSP e por Paulo Fortes, vice-diretor da FSP/USP. Os candidatos Paulinho da Força, Celso Russomanno e Levy Fidelix não enviaram representantes.

Os candidatos debateram sobre diversas questões em saúde pública, com ênfase nas questões do financiamento público na Saúde, da participação e controle social do SUS e da saúde como produto das relações ambientais em uma megalópole como São Paulo. A maioria dos candidatos criticou a transferência da gestão da saúde pública no município para as Organizações Sociais de Saúde (OSS).

O representante do candidato José Serra propôs que seja realizado novo debate para tratar especificamente desse assunto. Os organizadores se comprometeram a realizar novo encontro após o 1º turno das eleições.

O controle social também foi tema de destaque no debate. O representante de Fernando Haddad criticou as dificuldades enfrentadas na atuação do Conselho Municipal de Saúde e na realização de conferências.

Outros temas debatidos foram Saúde Ambiental, enfatizado por Soninha Francine, Saúde da Mulher, destacado por Mariane Pinotti e Ana Luiza, Políticas de enfrentamento às drogas – especialmente o crack – Saúde Mental, a polêmica Lei da Dupla Porta, Saúde do Idoso e políticas de segurança alimentar.

Houve ampla cobertura da mídia no evento.

O debate foi transmitido online pelo canal IPTV/USP e o vídeo, na íntegra, pode ser visto aqui.

Para ver as perguntas do público presente, clique aqui.