Formação em Saúde – O protagonismo dos estudantes

“Formação em Saúde: o protagonismo dos estudantes” foi o tema do evento realizado em maio pelo Fórum Paulista de Formação em Saúde Coletiva/Saúde Pública, parceria entre APSP, FSP/USP e Caer.

Com a participação de estudantes de diversas instituições, trabalhadores e militantes da saúde, a roda de conversa foi bastante produtiva, ampliando o debate de vários temas prioritários da agenda da saúde pública, em particular na área da formação.

Iniciando a Roda, os estudantes trouxeram experiências importantes durante a graduação, como PET Saúde, VerSUS, Disciplinas e Atividades Integradoras que possibilitam a inserção do profissional em formação no campo de práticas; a possibilidade de sua inserção no SUS e sua complexa articulação de rede e a interlocução da formação com a produção do cuidado.

Além disto, destacam que esta oportunidade potencializa a reflexão crítica dos estudantes sobre como os profissionais produzem dispositivos para enfrentarem os desafios do SUS; a compreensão de que a formação também disputa um modelo de saúde, ampliando desta forma as suas possibilidades de escolha profissional e engajamento na saúde pública.

Fórum Paulista

A APSP organiza o Fórum paulista de formação em saúde pública/coletiva que objetiva contribuir para o entendimento e a qualificação profissional no campo da saúde pública/coletiva, seja na formação graduada específica e nas inserções nas graduações da área de saúde, como também na formação latu sensu e no debate das políticas de educação permanente, humanização, práticas integrativas e educação popular no SUS.  O Fórum é um espaço de congregação e articulação de diferentes segmentos – professores, profissionais, estudantes e movimentos sociais – que se interessam na formação e aprimoramento dos profissionais para o Sistema Único de Saúde, prioritariamente.