Fórum Ampliado do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira

O Fórum Ampliado do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira aconteceu em São Paulo no dia 30 de maio. O Movimento é formado por diversas entidades que historicamente atuam em defesa da saúde coletiva no Brasil (Abrasco, Abres, Ampasa, APSP, Cebes, Idisa, Rede Unida e SBB).

O encontro aconteceu no auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O esforço de professores e funcionários da instituição permitiu a realização do evento, mesmo com a greve na USP. Militantes históricos, trabalhadores da saúde, estudantes, representantes sindicais e de entidades que lutam em defesa do SUS participaram do debate.

Os novos desafios, o cenário após as manifestações que tiveram início em junho de 2013 e o ano eleitoral foram os principais temas discutidos entre os presentes, coordenados por membros das entidades participantes do Movimento, entre eles a presidente da APSP e professora da FSP/USP Marília Louvison.

Um dos destaques foi a fala de Ana Maria Costa, presidente do Cebes, que enfatizou a importância da participação dos alunos do campo da saúde coletiva. Carlos Botazzo, coordenador da Comissão da Verdade da Saúde da APSP destacou o diálogo com movimentos sociais. “O Movimento precisa se unir às lideranças populares na saúde. Precisamos também sair para as ruas, acolher os militantes populares, fazer aulas públicas”, disse.