Fórum de Formação da APSP: memória da reunião de setembro

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA

FÓRUM PAULISTA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA/SAÚDE PÚBLICA

 

Reunião: 09/09/2014.

Horário: 16h-18h.

Local: APSP

 

MEMÓRIA DA REUNIÃO (alguns apontamentos)

 

  1. Tema “Integração Ensino-Serviço”.

Contamos com duas exposições para potencializar a discussão do dia: a) Maria Angélica Crevelim, Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Coordenação da Residência Multiprofissional e dos Estágios e b) Simone Rennó Junqueira, Professora da Faculdade de Odontologia da USP, Coordenadora do Pró PET-Saúde USP-Capital. Vários olhares foram lançados nessa discussão, problematizando as dimensões envolvidas pelo lado dos serviços e seus profissionais e pelo lado das Instituições de Ensino. Essa relação muitas vezes tem diferenças e tensões. Por outro lado, há riquezas que precisam ser exploradas e qualificadas. Pensar na integração ensino-serviço nos remete a pensar os “modelos de atenção à saúde”. Isso que é uma de suas potências.

As novas Diretrizes Curriculares vão em direção a efetivação da relação ensino-serviço no contexto do SUS como cenários de práticas e que essa articulação seja fortemente estabelecida entre o Gestor da Saúde e a Instituição de Ensino. As experiências Pró PET-Saúde tem sido promissoras nessa perspectiva.

Há desafios internos nas Instituições e serviços envolvidos que devem ser identificados e é preciso pensar e propor coletiva e institucionalmente estratégias de superação.

Formar profissionais de saúde dos serviços para serem supervisores/preceptores pode ser uma estratégia de qualificação da relação ensino-serviço. Apoiar e/ou ativar os processos de Educação Permanente pode ser outra frente de ação nesse campo de articulação.

A conversa foi produtiva e questões ainda devem ser levantadas. O grupo decidiu continuar com esse tema nas próximas reuniões do Fórum de Formação, trazendo para o debate outras experiências.

  1. Para os novos encontros temos as seguintes proposições:

2.1) 16/10/2014 (5ª feira), 19h-21h, na sede da APSP – convidar a Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES, São Paulo).

2.2) 27/11/2014 (5ª feira), 19h-21h, na sede da APSP – convidar o Centro de Saúde Escola Samuel Pessoal (CSE Butantã) da Faculdade de Medicina da USP.