Fórum paulista de formação em saúde coletiva/saúde pública – síntese da reunião do dia 12/08

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA

FÓRUM PAULISTA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA/SAÚDE PÚBLICA

 

Reunião: 12/08/2014.

Horário: 16h-18h.

Local: Faculdade de Saúde Pública, USP.

 

MEMÓRIA DA REUNIÃO (alguns apontamentos)

 

  1. Com o tema central “Carreira e Formação do Sanitarista” reiniciamos as reuniões do Fórum, após uma pausa no mês de julho/2014. Tivemos cerca de 20 participantes nesse encontro.

Para expor algumas questões sobre o tema, convidamos o Prof. Dr. Pedro Dimitrov e o aluno do 3º ano da graduação de Saúde Pública Fausto Soriano. Pedro expôs alguns apontamentos da trajetória da organização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a política de indução da formação de quadros técnicos para assumir funções técnico-gerenciais no contexto de novas concepções de trabalho em saúde pública a partir do final dos anos 1960. Esse movimento construiu a carreira e a formação do médico-sanitarista. A partir da metade dos anos 1980 essa política sofre um grande retrocesso. Termina destacando novos desafios para a consolidação do SUS, com necessidades de se pensar o sanitarista, a carreira dentro do SUS e o compromisso do Estado pelo direito à saúde.

Fausto apresenta como anda o movimento nacional da graduação de Saúde Coletiva, articulado pela ABRASCO, relatando que hoje temos no Brasil 21 cursos nessa área, com um contingente de egressos importantes. Há uma mobilização para a inclusão do Sanitarista entre as profissões elencadas pelo Conselho Nacional de Saúde, como também um encaminhamento a respeito da regulamentação da profissional e a organização da carreira do sanitarista do SUS.

Após essas exposições os participantes expressaram suas opiniões e reflexões sobre o tema.

 

  1. O segundo ponto de pauta foi sobre os Centros de Saúde Escola (CSE), dando continuidade as discussões de duas reuniões específicas anteriores. Há uma proposta de organizarmos uma “Oficina” no mês de novembro/2014 para discutirmos o papel, a inserção e as experiências dos CSE na formação e na assistência à saúde no SUS.
  2. Próxima reunião do Fórum: 09/09/2014 (3ª feira), às 16h. Local: sede da APSP. Pauta: “Integração Ensino-Serviço”.