Massacre de Manguinhos, cesárea, autismo e meio ambiente são temas da programação de Junho da VideoSaúde

Programa VideoSaúde – junho 2019

Massacre de Manguinhos, cesárea, autismo e meio ambiente são temas da programação de Junho da VideoSaúde

Em agosto de 1986, intelectuais, políticos, cientistas, educadores, personalidades e representantes de diferentes segmentos sociais celebram a reintegração de dez cientistas da Fiocruz cassados durante o regime militar.  Trechos da cerimônia de reintegração foram registrados numa verdadeira pérola documental, o curta-metragem O Massacre de Manguinhos, de Lauro Escorel Filho, restaurado pela VideoSaúde.  Momento histórico de democracia brasileira. Lá estão Ulisses Guimarães, Grande Otelo, Darcy Ribeiro, lado a lado a funcionários da Fiocruz.  A íntegra do discurso do sanitarista Sergio Arouca, então presidente da Fundação, dá o tom da cerimônia: “O maior inimigo do pensamento autoritário é o pensamento livre. Porque, ao ser livre, ele se torna libertário. Quis a história que a reintegração se fizesse em agosto, quando comemoramos o Dia Nacional da Saúde, no aniversário de Oswaldo Cruz. Quis também em agosto que fosse decretado o Ato Institucional. E nós queremos que esse dia 15 represente simbolicamente para a ciência brasileira um ‘nunca mais’”.

O Massacre de Manguinhos abre de forma especial o Programa VideoSaúde de junho. Que traz diferentes produções sobre questões de saúde coletiva e da divulgação da ciência. Uma animação sobre a gripe; dois documentários realizados pelo Instituto Biotrópicos sobre qualificação de professores em conservação ambiental e sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais; um cordel animado que aborda diferentes doenças. Para fechar o mês, duas produções a respeito de temas centrais na atualidade: mitos e riscos de partos cesareanos e sobre autismo. A programação é exibida sempre às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde, com reprises em diferentes dias da semana. Assista e divulgue!

A programação também pode ser assistida no site do Canal Saúde – www.canal.fiocruz.br – ou na TV digital nos canais 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo.

Saiba mais detalhes sobre a programação da VideoSaúde em junho, acessando o site do Icict/Fiocruz – https://www.icict.fiocruz.br/videosaúde-programação-de-junho-de-2019