Profissão Repórter: Médicos estrangeiros melhoram a vida de pequenas cidades pelo Brasil

Matéria do programa Profissão Repórter, da Rede Globo de Televisão, do dia 31 de março de 2015 aborda o Mais Médicos, um ano e meio após a implantação. A equipe do programa esteve em cinco estados acompanhando os primeiros médicos estrangeiros que aderiram ao Mais Médicos.

O programa do Ministério da Saúde, em acordo firmado com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), chegará neste ano a mais de 18 mil médicos atuando em mais de quatro mil municípios no Brasil. No último dia 23, foi apresentado no Senado Federal o Projeto de Decreto Legislativo 33/2015, que pode inviabilizar o Mais Médicos.

O projeto tem como objetivo invalidar o termo de cooperação firmado entre o Ministério da Saúde e a Opas e foi apresentado pelos senadores Cássio Cunha Lima e Aloysio Nunes, ambos do PSDB, e agora está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Paulo Capel Narvai, professor titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e conselheiro da APSP, escreveu artigo sobre a Opas e o Programa Mais Médicos.

mais_medicos03