Projeto Vigiflúor (Crosp, Unicamp e FSP USP) ganha prêmio da revista Saúde 2015

O projeto Vigiflúor, de mapeamento da fluoretação da água no estado de São Paulo, parceria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP USP) recebeu no ontem, 25, o prêmio especial da 10ª edição do Prêmio Saúde da Editora Abril.

Os autores são: Claudio Yukio Miyake, Marco Antonio Manfredini, Paulo Frazão, Paulo Capel Narvai, Celso Zilbovicius e Jaime Aparecido Cury. “O Vigiflúor fez 11 mil análises do flúor na água dos 645 municípios paulistas, foi o maior estudo já feito no mundo”, explica Marco Manfredini. “Agradeço a todos que transformaram um sonho em realidade”.

prêmio bucal revista saúde 1

A fluoretação da água de torneira é reconhecida como uma das maiores conquistas da saúde pública, capaz de conter o avanço da cárie dentária. Mas, para contribuir para o sorriso saudável dos brasileiros – que nem sempre têm acesso a tratamento na cadeira do dentista –, é fundamental que a concentração de flúor que chega à nossa casa venham na medida certa. Se for muito baixa, cai o potencial de proteção. Muito alta, pode provocar fluorose, condição marcada por manchas nos dentes. Para garantir que o equilíbrio está sendo atingido – o desejado é ficar nos 0,7 mg de flúor por litro –, equipes de odontologia de três instituições deram início a um mapeamento inédito. Este, que é o mais amplo levantamento do tipo já realizado no mundo, dá um panorama da situação nos 645 municípios do estado de São Paulo. O estudo analisou por três meses a condição da água que a população paulista vem bebendo e verificou que 30% das amostras estão com níveis inadequados de flúor – 14,5% abaixo da concentração recomendada e 14% acima. Trata-se de uma radiografia importantíssima para direcionar as ações dos órgãos de saúde pública na prevenção da cárie.

prêmio bucal revista saúde

prêmio saúde bucal 2