Revista Saúde e Sociedade 23/3 está disponível no SciELO. Dossiê traz as violências como tema

 

Violência: interface entre saúde e sociedade

Dossiê da revista publicada pela APSP e pela FSP/USP destaca as violências,

tema atual retratado em suas diferentes facetas

Está disponível no SciELO o número 23/3 da revista Saúde e Sociedade que traz em dossiê o tema das violências, assunto atual, muito presente na realidade brasileira e importante questão social e de saúde. A revista é editada pela Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

A violência em suas diferentes faces está presente em muitos espaços e, para seu controle, deverá acontecer a “própria reconstrução da vida em sociedade, moral e legalmente, reorientando relações interpessoais tanto quanto as do próprio Estado com a sociedade civil”, de acordo com Lilia Blima Schraiber, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autora do editorial especial da publicação.

A vulnerabilidade dos jovens à morte violenta; discursos e imagens da violência; juventude, violência e ação coletiva; violência sexual contra a mulher e atendimento de situações de violência doméstica por equipes de Saúde da Família, entre outros, são temas presentes no Dossiê Violência: questão de interface entre a saúde e a sociedade.

Além do dossiê, a revista Saúde e Sociedade número 23/3 conta com artigos que tratam do acesso ao SUS, participação de movimentos sociais em Conselhos de Saúde, ações de promoção da saúde para o controle da dengue, saúde dos trabalhadores pirotécnicos, uso da mídia na publicidade de agrotóxicos, suicídio no contexto indígena e relatos de experiências em Serviços de Atenção à Saúde, entre outros. Enfim, temas atuais, que confirmam o compromisso da publicação com a diversa e contemporânea agenda da saúde pública.

A íntegra da revista Saúde e Sociedade está aqui.

Saiba mais sobre a APSP.

Saiba mais sobre a FSP/USP.