APSP/RMVale SerrAcima!

APSP- RMVale, SerrAcima   Feira de Sementes da Associação SerrAcima, Cunha

A agroecologia conecta a produção agrícola ao uso e conservação dos recursos naturais, incentivando práticas ecologicamente adequadas, debatendo e defendendo o acesso à terra e a valorização do conhecimento tradicional e respeitando e valorizando a rica sociobiodiversidade de nosso país.  O Vale do Paraíba do Sul, segundo a Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, é uma das regiões com solo mais degradado do Brasil e, a despeito de seu imenso capital ecológico, nele pouco investe. Escolhemos, para representar as diversas iniciativas regionais que tem buscado promover esta estratégia de desenvolvimento econômico e social , a Associação SerrAcima, localizada em Cunha.  Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento rural sustentável nos aspectos ambientais, econômicos e sociais, a SerrAcima tem como objetivo propiciar suporte técnico e ideológico criando uma visão integrada das unidades familiares enquanto locais de produção para auto-consumo e venda, recuperação ambiental, convivência social e manifestação cultural. Em 31 de agosto, a associação promoveu a VII Feira de Sementes Crioulas, com o tema  Soberania alimentar, alimentação saudável : semeando para futuras gerações e APSP/RMVale esteve lá, participando de uma roda de conversa sobre as relações entre saúde e a qualidade dos alimentos que consumimos.

Na roda, centrada no tema Alimentação saudável e Agroecologia, os temas geradores do universo vocabular foram acolhidos, o diálogo foi exercitado como instrumento pedagógico e o aprofundamento destes temas foi realizado durante o processo educativo, em conjunto com os participantes (alunos e familiares). A alimentação
adequada e sustentável foi associada às suas várias dimensões: cultura alimentar da família e da comunidade; acesso e qualidade de alimentos, modificações históricas na promoção da alimentação saudável, entre outros. No terceiro momento, de problematização, os limites e as possibilidades das situações concretas, captadas na primeira etapa, foram desveladas criticamente. Neste estágio buscou-se a superação da visão mágica, tida como obstáculo à assunção do “corpo consciente”, (próprio dos sujeitos), para a clareza de uma visão crítica,
capaz de transformar a realidade acerca da Alimentação saudável e Agroecologia. Ao final, o encontro foi celebrado com um abraço coletivo ao som da música Depende de Nós, entoada pelo grupo.

Relato produzido por Fabiola Nejar (Unitau), sobre atividade conduzida em parceria com Andrea Peneluppi, João Benício, e alunas de graduação do curso de nutrição da Unitau e Univap. Contato com SerrAcima: Marina Valadão.

             VII Feira de Sementes, Cunha/SP

 

Anuidade 2018

Prezadxs Associadxs,

Realize aqui o pagamento da anuidade APSP-2018, bastando clicar no link abaixo conforme o seu tipo de inscrição.
No site do Pagseguro você poderá optar pelo pagamento em cartão de crédito/débito ou boleto bancário

Sócio estudantes de Graduação – R$ 75,00 (Setenta e Cinco Reais)
https://pag.ae/bkyLMJf

Sócio efetivo (Trabalhadores e Pós-graduação) – R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais)
https://pag.ae/blyLMT6

O pagamento poderá ser feito via depósito bancário na conta da Associação Paulista de Saúde Pública:

Banco do Brasil, agência 6806-3, conta corrente 3108-9. CNPJ 51.717.445/0001-28.

Favor enviar o comprovante do depósito para financeiro@apsp.org.br

Demais Duvidas:
https://apsp.org.br/associe-se
https://apsp.org.br/anuidade2018
https://apsp.org.br/contato