Vigilância Epidemiológica em Saúde Ambiental

No próximo dia 5 de dezembro 2013, na Faculdade de Saúde Pública da USP, acontecerá lançamento do CADERNO : VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM SAÚDE AMBIENTAL.

Elaborado pela Divisão de Doenças Ocasionadas pelo Meio Ambiente do CENTRO DE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA  da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES-SP.
 Segundo Organização Mundial da Saúde, cerca de 25% da carga de doenças hoje está relacionada aos impactos ambientais, sendo então necessário desenvolver metodologias para medidas voltadas para saúde.
Esta  primeira publicação Técnica da Secretaria estadual de saúde, tem como preocupação a vigilância de população exposta a agravos ambientais e como principal objetivo orientar serviços locais e regionais nas ações de vigilância em saúde ambiental.
O Prólogo foi escrito pela representação da Organização Panamericana de Saúde- OPAS, sediada em Washington/USA,descrevendo principais aspectos nas Américas. No Prefácio o Ministério da Saúde avalia as ações nacionais e posteriormente são apresentados pela equipe Técnica as ações de Vigilância em saúde de população considerando exposição a agravos ambientais como: Poluição do Ar, Áreas contaminadas, Substancias químicas, Desatres. São apresentados relatos de casos ocorridos em todo o estado de São Paulo, como investigação da exposição a mercúrio metálico após descarte irregular, fo encontrado por  crianças que levaram para escola e houve exposição de 113 pessoas.
Ao final do caderno há um glossário com  definições utilizadas em Saúde Ambiental.
Visiando destacar a necessária interface  da saúde com outras áreas pertinentes, entre os capítulos são apresentados relatos, citações de Especialistas no tema e instituiçoes envolvidas, como Dr. Paulo Saldiva, Dr Nelson Gouveia, Prof Adelaide Nardocci, CETESB, SABESP, CVS/SES, Defesa Civil, etc.
Informações- inscrições: www.cve.saude.sp.gov.br